35% dos veículos não pagaram o IPVA em Uberlândia
Coluna MG 22 Setembro
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
35% dos veículos não pagaram o IPVA
Mais de 141 mil veículos emplacados em Uberlândia, o que corresponde a 35% da frota tributável, não tiveram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago neste ano. Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/MG), a cidade tem uma frota de 396.077 veículos. Os contribuintes que possuem débitos com o Estado podem parcelar o valor em até 12 vezes para regularizar a situação do automóvel. Em Uberlândia, segundo o SEF-MG, até 31 de agosto, foram recolhidos R$ 264,4 milhões com o imposto. O quantitativo corresponde a 79,4% do total esperado da arrecadação, que é de R$ 332,7 milhões. (Diário de Uberlândia)
Prefeitura retoma Jogos Estudantis
A Superintendência de Esportes retoma a realização dos Jogos Estudantis de Pouso Alegre (JEPA), após seis anos sem disputas. A 46º edição teve início e ao todo, cerca de 400 atletas das redes estadual, municipal e particular vão competir até o mês de novembro. “Além de contribuir para a qualidade de vida das crianças e jovens da nossa cidade, o JEPA ajuda a promover a inclusão social. Vamos ter jogos toda segunda, quarta e sexta, além de algumas quintas-feiras. As partidas serão dividas entre a Praça Ceu, Quadra do Yara, Colégio São José e a Univás”, explica o Superintendente de Esportes, Rooney Ferreira e Souza. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)
Tremor de terra é sentido em Poços
Um tremor de terra ocorrido no começo da manhã desta quarta-feira, 21, em Divinolândia (SP), foi sentido em alguns pontos de Poços de Caldas. As duas cidades ficam a cerca de 32 quilômetros de distância. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o registrou ocorreu às 5h50, pelo horário de Brasília, e teve magnitude de 2,6 graus na Escala Ritcher. A escala se inicia no grau zero e é infinita (teoricamente), no entanto, nunca foi registrado um terremoto igual ou superior a 10 graus. O tremor de terra foi detectado por sete estações sismológicas e foi de baixa intensidade. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
Prefeitura reformula programa
Véspera do dia de Santa Efigênia, considerada padroeira da Casa Própria, durante coletiva, na Casa de Cultura Negra, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto apresentou o programa “Um Teto é Tudo”. O projeto é uma política habitacional que busca dar início à transição daquelas famílias que estão em área de risco para construir sua casa e sua vida em terra firme. De acordo com o superintendente de habitação de Ouro Preto, Pedro Moreira, o programa “Um Teto é Tudo” foi reformulado e agora passa a unificar todo o trabalho técnico social. (O Liberal – Ouro Preto)
Educação participa de prêmio
A de Varginha adquiriu, neste ano, um sistema de ensino para apoiar e subsidiar o trabalho pedagógico nas escolas, com o propósito de dar maior assistência e qualidade a todos os docentes e estudantes neste momento tão delicado pós pandemia. O sistema contratado foi da Editora Opet de Curitiba (PR). Os estudantes receberam durante todo este ano apostilas, livros de literatura e materiais didáticos lúdicos que beneficiaram o processo de ensino-aprendizagem. Foram realizadas diversas formações com os professores e gestores da rede de ensino de Varginha. (Gazeta de Varginha – Varginha)
Festival gastronômico em Caeté
O Butecando é um festival gastronômico proposto e organizado pela Prefeitura de Caeté, através da Fundação Casa de Cultura e Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio. Etapa presencial será realizada nos dias 22 e 23 de outubro, na praça de Brandão. Deverão participar do Butecando 2022 estabelecimentos comerciais (bares, botecos, restaurantes, buffets, deliveries e afins) legalmente constituídos e com endereço na sede ou nos distritos. Para efeito deste concurso, entende-se como tiragosto/petisco a culinária de produtos de preparo e consumo rápido e prático, servido em porções e/ou que seja possível consumir sem o auxílio de talheres. Será vedada a participação de produtos compreendidos como refeições e guisados. (Jornal Opinião – Caeté)
Vereadores debatem “Colar de Girassol”
A Câmara de São Sebastião do Paraíso começou a analisar nesta semana o Projeto de lei nº 5.338. A iniciativa prevê a instituição no âmbito municipal do uso do ‘Colar de Girassol’ como instrumento auxiliar de orientação para identificar pessoas com deficiência não visível. A proposta apresentada pelo vereador Pedro Sérgio Delfante gerou debate entre os pares e será avaliada durante tramitação das comissões pertinentes. Segundo o autor o objetivo garantir o atendimento prioritário, no momento da abordagem para deficiências que não são visíveis. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)