Ampliação de linhas férreas deve atrair aportes bilionários para MG

Coluna MG 18 Setembro

Ampliação de linhas férreas deve atrair aportes bilionários para MG
A VLI tem um projeto para construir 235 quilômetros de ferrovia no Triângulo (Divulgação)

COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijori.com.br

 

 

Ampliação de linhas férreas deve atrair aportes bilionários para MG

O novo Marco Legal das Ferrovias, que permite a construção de novas linhas férreas por meio de autorização simplificada, promete atrair investimentos vultosos para Minas Gerais. Três projetos previstos para o Estado dão conta de quase R$ 13 bilhões para a construção de novos trechos de escoamento de produção e já começaram a ser debatidos. O primeiro, de Uberlândia a Chaveslândia, no Triângulo, terá 235 quilômetros de extensão. O segundo, que ligará Ipatinga a São Mateus, no Espírito Santo, contará com 420 quilômetros de extensão. O terceiro é o ramal ferroviário Pirapora (MG)-Unaí (MG)-Luziânia (GO) (Diário do Comércio – Belo Horizonte).

 

Comércio e indústria com ânimos renovados

            No dia 26 de agosto deste ano, o Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19 decidiu passar Sete Lagoas para a onda verde. Em menos de um mês, a medida já reflete no comércio, que já vinha trabalhando praticamente dentro do “novo normal” mesmo na onda vermelha do Programa Minas Consciente. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Geraldir Alves, houve um crescimento de 15% nas vendas entre a primeira quinzena de setembro de 2020 até o momento. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

 

Coletivo arrecada materiais

            O coletivo “Rede do Bem” está promovendo uma campanha em prol dos estudantes em vulnerabilidade social. A ação é para aquisição de materiais escolares que serão direcionados para crianças assistidas por entidades formiguenses. O objetivo da ação é arrecadar livros e materiais escolares novos/ou usados (lápis, mochilas, cadernos). Interessados também podem fazer doações em dinheiro que serão revertidas para entidades filantrópicas que o projeto auxilia. (Nova Imprensa – Formiga)

 

Queijos mineiros premiados na França

            Produtores de queijo de Minas Gerais lideraram o ranking brasileiro no concurso internacional “Mondial du Fromage et des Produits Laitiers”, promovido na França, entre 12 e 14 de setembro. Ao todo, o estado conquistou 40 medalhas, de 57 faturadas por produtores brasileiros. Inclusive, o Brasil ficou em segundo lugar na competição, perdendo apenas para a França, anfitriã do evento. Participaram 46 países e o total de medalhas concedidas foi 331. Os queijos premiados foram das cidades de Sabinópolis, São Roque de Minas, Cruzília e Piumhi. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)

 

Escolas vão receber mobiliários e equipamentos

            Todas as escolas estaduais da região do Vale do Aço receberão recursos para compra de novas carteiras e equipamentos. Na semana que passou foi entregue o termo de compromisso pelo Governo do Estado, quando cada colégio receberá o recurso e fará o processo de licitação para a compra dos móveis e equipamentos. O anúncio do investimento de R$800 milhões nas escolas estaduais foi feito pelo Governo de Minas. A liberação dos recursos será feita em lotes, de acordo com a necessidade de cada Superintendência Regional de Ensino (SRE). Neste primeiro lote, serão contempladas as escolas dos polos regionais Norte, Vale do Aço e Zona da Mata. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

UFJF reabre Jardim Botânico

            O período de um ano e meio com o Jardim Botânico fechado, proporcionou à fauna e à flora um momento de recuperação. As mais de 500 espécies que compõem a biodiversidade do local já estão disponíveis para a observação do público. Seguindo os protocolos de segurança, ainda com algumas restrições, a maior parte dos espaços abertos está disponível para visita.           Aqueles que visitaram o jardim antes do fechamento,  podem encontrar um espaço com uma biodiversidade mais rica. Isso porquê, durante o período sem visitação, algumas espécies de animais começaram a sair da floresta mais densa e se aproximaram da área acessível aos visitantes. Também foram soltos diversos bichos-preguiça resgatados de áreas urbanas. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

SRS já entregou mais de 500 mil vacinas

            A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu atingiu a marca de 531.455 doses de vacinas entregues. Segundo dados do vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde, mais de 305 mil pessoas com idade acima de 18 anos já tomaram a primeira dose da vacina na área De abrangência. Os dados do vacinômetro são repassados à Secretaria de Estado de Saúde pelos próprios municípios diariamente. Os dados detalhados da vacinação com quantitativo de doses aplicadas 1ª, 2ª e dose única e percentual de todos os municípios mineiros podem ser acessados no endereço eletrônico https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro. (Diário de Manhuaçu)

 

Unimontes abre seleção para iniciação científica

            Os professores da Universidade Estadual de Montes Claros, vinculados aos 27 departamentos e aos programas de mestrado e doutorado, podem participar do processo seletivo para atuar como orientadores de acadêmicos em programas de iniciação científica – primeira experiência dos estudantes na área de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro, exclusivamente pelo formato virtual. Os trabalhos são desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), por meio da Coordenadoria de Iniciação Científica, e se apresentam como ação estratégica da Unimontes: contribuir para a ampliação do conhecimento científico e a melhor qualificação do futuro profissional nas diversas áreas. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Faça do download do arquivo:

Arquivos