Atividade turística mineira cresce acima da média
Coluna MG 23 Setembro
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Atividade turística mineira cresce
A atividade turística em Minas Gerais obteve um crescimento de 16,1% em julho deste ano, comparado ao mesmo período de 2022. O Estado registrou a segunda maior movimentação de turistas motivada pelas férias, ficando somente atrás da Bahia, que avançou 21,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Nos dados regionais, Minas esteve à frente do Rio de Janeiro, com 14% de alta no setor turístico, e também de São Paulo, com avanço de 9,4%. Já no contexto nacional, o indicador revela um resultado positivo de 7,8% frente ao mesmo período de 2022. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
UFV pode ter Hospital Universitário
O reitor Demetrius David da Silva e o ministro da Educação Camilo Santana debateram, na quinta-feira, em Brasília, a viabilidade de implantação de um Hospital Universitário da Universidade Federal de Viçosa. Ele seria gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação, com 150 leitos e um orçamento anual de R$ 225 milhões. Em uma audiência solicitada pelo deputado federal Rodrigo de Castro, o reitor entregou ao ministro um ofício com uma breve contextualização da Universidade e do município de Viçosa, destacando especialmente a expansão da UFV na área de saúde e a importância do trabalho da instituição no atendimento à população da cidade e região. (Folha da Mata - Viçosa)
Poços sedia o “Cultura Educação”
“Antes de uma criança começar a falar, ela canta. Antes de escrever, ela desenha. No momento em que ela consegue ficar em pé, ela dança. Arte é fundamental para expressão humana”. A frase da atriz Phylicia Rashãd abriu a apresentação da campanha Cultura Educação, lançada na semana que passou na Escola Municipal Carmélia de Castro, na zona rural de Poços de Caldas. Nesta primeira fase, a iniciativa reúne três produtos sistematizados em três editais específicos, voltados para artistas, agentes culturais e arte-educadores para a execução de propostas artísticas e culturais em escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Café da Canastra tem registro
A Serra da Canastra acaba de receber o registro de Indicação Geográfica (IG), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), como produtora de café. Na terça-feira, 19, a IG do Café da Canastra foi chancelada na modalidade Denominação de Origem (DO), a mesma obtida pela produção dos grãos nas regiões Mantiqueira de Minas (2020) e Cerrado Mineiro (2013). Os municípios que produzem o Café Canastra são Bambuí, Capitólio, Delfinópolis, Doresópolis, Medeiros, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e Vargem Bonita. (Folha da Manhã – Passos)
https://clicfolha.com.br/cafe-da-canastra-conquista-indicacao-geografica-do-inpi/
Ouro Preto debate Saneamento Básico
Foi realizada na semana que passou a primeira reunião de revisão do Plano de Saneamento Básico de Ouro Preto e, também, da elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, no auditório da Prefeitura. A elaboração e planejamento da apresentação foi realizada pelo Consórcio Nacional de Saneamento Básico – Consane, que além de ter como objetivo aumentar a cobertura do saneamento básico nos municípios consorciados e melhorar os serviços oferecidos à população, atua também nas áreas de planejamento urbano e obras de licenciamento ambiental. (O Liberal – Ouro Preto)
https://site.jornaloliberal.net/noticia/8927/1-reuniao-do-plano-de-revisao-de-saneamento-basico
Engenharia do Cefet tem nota máxima
Ministrado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), campus Timóteo, o curso de Engenharia Metalúrgica da instituição foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC), recebendo nota máxima, 5. A avaliação foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro. Três dimensões foram analisadas pela equipe do MEC: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. Os avaliadores destacaram o empenho da equipe de docentes e da coordenação do curso no atendimento aos alunos durante o processo formativo, entre outros. (Diário do Aço – Ipatinga)