Cidades do Sul de Minas celebram Semana do MEI
Coluna MG 17 Maio
Objetivo do evento promovido pelo Sebrae é orientar os MEI e os interessados em se formalizar (Divulgação)
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
Sul de Minas celebra Semana do MEI
Dezenove municípios do Sul de Minas terão uma programação especial dentro da Semana do MEI. O objetivo do evento é orientar os MEI e os interessados em se formalizar. No Sul de Minas, as cidades que terão a programação especial São Cambuí, Pouso Alegre, Camanducaia, São José do Alegre, Natércia, Conceição dos Ouros, São Sebastião da Bela Vista, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, São Lourenço, Carvalhos, Olímpio Noronha, Caxambu, Baependi, Lavras, Jacutinga, Caldas, Campestre e Poços de Caldas. Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de microempreendedores individuais (MEI), concentrando mais de 1,5 milhão de formalizados. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)
Auditores fiscais ensaiam greve
As duas aduanas do Sul de Minas, em Varginha e Pouso Alegre, podem paralisar as atividades em breve. As unidades no momento realizam operação padrão. A informação é do auditor-fiscal José de Carvalho Filho, presidente da Delegacia do Sindifisco de Varginha. As unidades do Porto Seco acompanham a mobilização nacional feita pelos servidores públicos que atuam como auditores-fiscais da Receita Federal. Isso também ocorre em portos, aeroportos e estações aduaneiras de todo o país, com implicações em várias áreas, especialmente no comércio exterior. (Blog do Madeira – Varginha)
Copa Amav 2022 faz plantio
No dia 12 de maio foi realizada a primeira reunião ordinária de 2022 da Associação dos Municípios do Alto Rio das Velhas (Amav), sediada em Sete Lagoas. Na pauta, assuntos importantes e que vão movimentar a região. O primeiro, é a realização da Copa Amav de Futebol, competição regional que será disputada entre as cidades que compõe a associação. Outro assunto é referente ao meio ambiente. Dando continuidade ao projeto apresentado em novembro do ano passado, em Funilândia, o professor Evandro Neiva, fundador da Rede Pitágoras de Ensino, compareceu à reunião e falou sobre a proposta de plantio de espécies de árvores nativas na região. (Sete Dias – Sete Lagoas)
Itabirito no Mapa do Turismo
O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, certificou o município de Itabirito como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro. A documentação e comprovação sobre o potencial turístico de Itabirito foi ratificada junto à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo no fim do mês de abril. Ao todo, 2.542 cidades brasileiras, distribuídas em 322 regiões turísticas, foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. O novo Mapa do Turismo Brasileiro, um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento, identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país com destinação de recursos do Ministério do Turismo. (O Liberal – Ouro Preto)
Cartilha instrui sobre transporte
Uma cartilha de serviços de transporte individual de passageiros foi criada pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora com o intuito de instruir motoristas e usuários de táxi e aplicativos acerca das responsabilidades a que ambos estão sujeitos de acordo com a legislação pertinente a cada modalidade. As principais reclamações formalizadas pelos usuários são relacionadas a cobrança indevida, em duplicidade, dificuldades em resolver problemas com o Serviço de Atendimento Consumidor – SAC, destinos preteridos (retardam propositalmente a chegada ao local de embarque para que o usuário cancele o chamado, gerando o pagamento da taxa de cancelamento), e cobrança de valores mais altos do que os contratados no início da chamada, entre outros. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Nanuque vai debater ferrovia
O deputado estadual Carlos Pimenta confirmou que a Comissão Extraordinária da Pró-ferrovia Mineira, em atendimento a seu requerimento, estará em Nanuque dia 10 de junho para debater com a sociedade o possível retorno da Estrada de Ferro Bahia-Minas. Ele contou que a audiência pública foi solicitada pelo presidente da Câmara Municipal de Nanuque, vereador José Osvaldo Lima dos Santos. Uma Audiência Pública tem por finalidade, debater com segmentos interessados um tema de relevância social, no caso a reimplantação da ferrovia na região. (Em Tempo – Nanuque)
Faça o download do arquivo: