Circulação de trem Vitória Minas ainda tem restrição

Coluna MG 14 Julho

Circulação de trem Vitória Minas ainda tem restrição
Por enquanto, ainda não é possível viajar de trem entre o Vale do Aço e Belo Horizonte, ou vice-versa (Diário do Aço)

COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Circulação de trem ainda tem restrição

Há quase três meses o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas está com a circulação suspensa entre Antônio Dias e Barão de Cocais, nos dois sentidos. Com isso, permanece impossível que os moradores do Vale do Aço viajem de trem para Belo Horizonte, ou vice-versa. A restrição foi anunciada no dia 19 de abril, por causa de uma erosão em um taludo à margem da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em Antônio Dias. Como a BR-381 apresenta buracos, ondulações, obras paradas, trechos interditados em meia pista entre Ipatinga e Belo Horizonte, a viagem de trem seria uma alternativa mais segura. A situação tem gerado reclamações por parte de pessoas que precisam percorrer o trecho entre a capital e o Vale do Aço. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

Planta de Uberaba no Plano Nacional

Em meio à discussão do Plano Nacional de Fertilizantes, projetos da planta de amônia e do gasoduto pautaram reuniões esta semana entre representantes da Prefeitura de Uberaba e do governo federal. As articulações buscam inserir a fábrica de amônia em Uberaba entre as ações do plano para reduzir em 50% a dependência do Brasil da importação de insumos. A viabilidade da implantação da planta e do gasoduto foi discutida entre a prefeita Elisa Araújo e o ministro da Agricultura, Marcos Montes. Na conversa, o ministro manifestou que a consolidação da planta de amônia depende da chegada do gás com preço competitivo até a região. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Festival abre as janelas da mineiridade

Quatro dias de festa foram o suficiente para reunir desde o Congado até a Catira, e também a batalha de rimas e o grafite com as violas caipiras, folia de reis e mostra de artesanatos. Teve de tudo no Festival Minas & Gerais, Cultura Popular e Regional, que abriu todas as janelas para mostrar desde a sua essência, até a contemporaneidade. Um resgate histórico para nossa cidade, que nunca teve um festival que contemplou desta forma a cultura popular mineira. Os artistas locais estiveram presentes, assim como os grupos de Folia de Reis, Catira e Congados da cidade. Também, violeiros experientes representaram a cultura caipira emocionando muitas vezes quem estava presente. (Correio de Araxá – Araxá)

 

Manhuaçu volta a exigir máscaras

Diante do aumento de casos positivos da Covid-19, a Prefeitura de Manhuaçu divulgou decreto em que torna obrigatório o uso de máscaras em locais fechados. Somente na última semana epidemiológica, foram confirmados 151 casos da doença, representando uma taxa de positividade 37,6%, dentro das 402 notificações. O Decreto  traz como exemplo de locais fechado: escolas, creches, igrejas, templos, restaurantes, bares, lojas, farmácias, festas, eventos, mercearias, mercados, supermercados, transportes coletivos (onibus, vans, topiques, táxi, aplicativos), bancos, unidades de saúde, estabelecimentos em geral e similares. (Diário de Manhuaçu)

 

Lafaiete faz seminário

A Escola Municipal Doutor Rui Pena (CAIC) realizou o Seminário Interno de Educação Inclusiva, direcionado para monitoras da creche e pré-escola. O intuito da iniciativa foi analisar o trabalho do primeiro semestre, compartilhar experiências e comemorar os sucessos. A organização ficou por conta das analistas educacionais Katilene Mayrink e Wanderléia Moreira com o apoio das professoras da Sala de Atendimento Educacional Especializado Katiana e Liamara. Durante o evento, a programação contou com dinâmicas, discussões de ideias, esclarecimentos de dúvidas sobre a legislação e o trabalho de apoio ao professor regente. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

 

Queijo formiguense é destaque

A poucos dias da realização do Festival Regional do Queijo, mais um produtor de queijo de Formiga se destaca no cenário nacional. O queijo provolone defumado, produzido pelo Laticínio Canastra O Melhor de Minas, dos produtores Edmilson e Fernanda Rolindo, conquistou o 3° lugar na categoria “queijos artesanais com tratamento térmico” no Prêmio CNA Brasil Artesanal, concurso que valoriza produtos artesanais e tradicionais Esta edição do prêmio é uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). (Últimas Notícias – Formiga)

 

Programa de corretivos de solo iniciado

O Governo Municipal de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária já iniciou a distribuição do Calcário e do Gesso Agrícola para os produtores rurais por meio do Programa Corretivos de Solo. A expectativa é de que ao menos 500 produtores sejam beneficiados com 14 toneladas cada de Gesso Agrícola. Para ter direito ao produto, que deverá ser retirado em Uberaba por meios dos próprios produtores, o interessado deve apresentar á Secretaria a análise de solo mostrando a necessidade de correção, além disso, também é necessária a apresentação de documentos pessoais, do cartão do produtor, os dados do motorista que realizará o transporte e a placa do caminhão para controle de carregamento. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

Arquivos