Consórcios intermunicipais se encontram em Valadares
Coluna MG 27 Novembro
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
Encontro dos consórcios intermunicipais
Ocorreu na semana que passou o 12º Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais. O evento é sendo realizado na Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e reúne representantes de diversas cidades, propondo o fortalecimento dos consórcios por meio de debates e troca de experiências nas áreas da saúde, meio ambiente e turismo. Participaram do encontro secretários executivos, prefeitos de cidades do Vale do Rio Doce, Jequitinhonha e Sul da Bahia, secretários municipais de Saúde, assessorias e técnicos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais, além do cônsul da Eslováquia, Renato Werner. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Previsão para obras
A prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Obras, divulgou que deu início às obras de asfaltamento na Avenida das Codornas, que em certo ponto faz ligação com a BR-050 – rodovia federal. Neste momento, serviços já estão sendo realizados no local, visando concluir a obra dentro da previsão estipulada. De acordo com a pasta de obras, a entrega do resultado final está estimada para acontecer no mês de março de 2022. A obra, que deve ser entregue em março do ano que vem caso tudo corra como planejado, trará mais desenvolvimento para a cidade no campo da mobilidade urbana. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Investimento em usinas de fosfato
A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatos e potássio combinados, entra em uma etapa pioneira na produção de concentrado fosfático. Com aporte de US$12 milhões em equipamentos e mudanças de rotas de processo, o projeto Recuperação em Massa visa elevar o ganho na produção das unidades de Tapira e Catalão e diminuir o custo do concentrado fosfático por tonelada. Uma das tecnologias inéditas na indústria brasileira de fosfato é um analisador online dos processos de britagem e flotação, capaz de proporcionar aos operadores informações precisas e em tempo real para tomada de decisão, processos que antes levavam algumas horas para serem analisados. (Correio de Araxá)
Operações no Agro Shopping
Com o objetivo de fomentar o agronegócio, um novo conceito de shopping será inaugurado nos próximos dias, em Uberlândia. Após receber investimentos da ordem de R$220 milhões, o Agro Shopping Uberlândia, espaço dedicado prioritariamente à cadeia produtiva do segmento, começará a operar com 70% de sua capacidade a partir do próximo dia 11. A inauguração será simultânea com a AgroFeira, que, entre 11 e 19 de dezembro, reúne dezenas de expositores de produtos e serviços ligados ao agronegócio e programações especiais para os visitantes do evento, garantindo boas-vindas ao empreendimento que irá abrigar mais 1.600 comércios nos mais de 180 mil metros quadrados do espaço. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
PJF aguarda nota técnica
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ainda aguarda posicionamento oficial do Ministério da Saúde a respeito da aplicação da segunda dose para quem recebeu a primeira dose da vacina Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson. Conforme a Secretaria de Saúde, até esta semana, o órgão federal não havia emitido nota técnica ou documento normativo indicando a segunda aplicação do imunizante. Segundo a pasta municipal, a Vigilância Epidemiológica aguarda publicação do documento para elaborar um calendário do novo esquema completo da Janssen, inclusive com dose de reforço. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Blitz do Crea-Mg
Cerca de 150 obras e empresas, em Montes Claros, passaram pela fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A ação, que foi iniciada no último dia 22, conta com uma equipe de dez fiscais que vai verificar atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências. Esta é a segunda blitz realizada, este ano, pelo Crea-MG na cidade. Na primeira ação, realizada em agosto, foram verificados 191 empreendimentos e expedidos 111 autos de infração. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Municípios definem sobre congada
Itamogi e São Tomás de Aquino tiveram nesta semana definições sobre a realização da Festa da Congada que tradicionalmente acontece no final de ano. Em virtude das restrições da pandemia da covid-19, no ano passado as festividades foram canceladas nos dois municípios. Com o avanço da vacinação, a Prefeitura de São Tomás resolveu voltar a promover o evento na Praça do Rosário. Já em Itamogi, as lideranças da cidade decidiram por cancelar os festejos em mais este ano. São Sebastião do Paraíso optaram, em conjunto entre a Prefeitura e os representantes dos ternos de Congo e Moçambique, por não promover os desfiles e manter reduzidamente apenas a parte religiosa dos festejos. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)
Faça o download do arquivo: