Cooperativa terá fábrica em Ibituruna
Coluna MG19 Maio
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Cooperativa terá fábrica em Ibituruna
O presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, e a superintendente do Banco do Nordeste em Minas Gerais e Espírito Santo, Clébia Torres, assinaram uma Carta de Intenção de Empréstimos na noite de quarta-feira (17), na abertura da 19 Expoleste. O acordo garante mais de R$ 60 milhões à Cooperativa. A empresa usará o recurso para financiar parte da construção de uma nova unidade fabril dos produtos Ibituruna. A nova fábrica ficará no bairro Capim, onde funcionou por muitos anos a Santher. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
Varginha sedia encontro de carros
Varginha sedia o Encontro de Carros Rebaixados neste domingo, dia 21. O evento será realizado a partir das 9 horas na Alameda Olívio Bregalda. O local foi recém-inaugurado pela prefeitura e conta com um amplo espaço para a exposição de carros antigos turbo rebaixados de Varginha, de expositores de outras cidades da região e também de Belo Horizonte e São Paulo. Haverá também a participação dos influenciadores digitais Nicolas e Igor da Low Cars, canal no YouTube que conta com 546 mil inscritos. O encontro contará com praça de alimentação, Stands da área automotiva, espaço kids e som ambiente. (Blog do Madeira – Varginha)
UFU abre vagas em curso gratuito
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abriu inscrições para participação no Programa de Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin). Com 300 vagas disponíveis, o curso online gratuito visa preparar estudantes para processos seletivos como o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas iniciam no dia 19 de junho e serão conduzidas por estudantes da UFU, com orientação de servidores da universidade. O curso terá carga horária diária de três horas, de segunda a sexta, e duração de aproximadamente cinco meses. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Expomadre teve avaliação positiva
Do dia 11 a 14 de maio, o município de Madre de Deus de Minas foi palco de mais uma grande festa, a Expomadre 2023. Em sua 40ª edição, o evento contou com atrações badaladas durante os quatro dias de festa para ninguém colocar defeito. A Expo foi uma realização da Prefeitura de Madre de Deus de Minas com patrocínio da Cacel e apoio da Emater, Trilha dos Inconfidentes e Sindicato Rural. A quarta-feira (10), mesmo não tendo atrações musicais, teve a entrada dos animais para o Torneio Leiteiro e também exposição especializada do Manga-Larga Marchador. (Jornal Panorama – São Lourenço)
Autorizada reforma do Memorial
Assinada nesta quarta-feira, 17, a Ordem de Serviço para a reforma predial do Memorial Chico Xavier. O ato foi promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural “Professor Antônio Carlos Marques”, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e a Assessoria Especial de Captação e Parcerias. A reforma do Memorial Chico Xavier contempla adequações, adaptações, correções e reparos em toda estrutura física e a preparação do espaço para futura instalação de projeto museológico e museográfico aprovado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. (Jornal de Uberaba – Uberaba)
Lei pode injetar R$ 1,9 milhão na cultura
No último dia 11 de maio, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União o Decreto nº 11.525, que regulamenta a Lei Complementar nº 195 de 2022, que dispõe sobre o apoio financeiro da União para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural (Lei Paulo Gustavo). A Secretaria Adjunta de Cultura de Sete Lagoas já realizou importantes passos para a implantação e execução dos recursos da Lei. “A Secretaria apresentou no dia 15 de maio ao Governo Federal o seu plano de trabalho e aguarda a aprovação e recebimento dos recursos do Ministério da Cultura para a publicação dos editais”, diz a gerente de Cultura do Município, Priscila Horta. (Jornal Sete Dias – Sete Alagoas)
Número de cães abandonados preocupa
A população de animais abandonados na cidade é uma preocupação crescente para as autoridades de São Sebastião do Paraíso. No último sábado, 13, o Departamento de Vigilância em Saúde realizou mais uma edição da feira de adoção de cães na praça Comendador José Honório (Matriz), com o objetivo de encontrar lares para os animais e liberar espaço no canil municipal, que está operando na sua capacidade máxima. Segundo Luciano Santana, coordenador do Departamento de Controle de Zoonose, o canil municipal atualmente abriga cerca de 90 cães. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)
http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=214572