Disputa para cargos federais no Norte de Minas é intensa
Coluna MG 10 Novembro
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Disputa para cargos no Norte de Minas
Os bastidores políticos do Norte de Minas estão agitados com a disputa pelos cargos de superintendente estadual da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), ambos localizados em Montes Claros. As nomeações devem ocorrer a partir de janeiro, com a posse do presidente Lula. Existem outros cargos federais, que tem mais perfil técnico, como no DNIT e Ibama, em Montes Claros. A “galinha dos ovos de ouro” é a Codevasf, que bateu recorde de captação de emendas parlamentares e tem adotado a estratégia de respeitar o autor da emenda. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Caeté espera Natal com otimismo
O mês de novembro é marcado pelo aquecimento do mercado para as comemorações de fim de ano. Em Caeté, o presidente da Aciac/CDL, Elloy Monteiro, está confiante em um balanço positivo de vendas no comércio local. “A expectativa para essa época do ano é a melhor possível! A perspectiva é que o comércio fique ainda mais aquecido. A visão que temos é promissora”, afirma. Segundo o presidente, na segunda quinzena de novembro será lançada a Campanha Black Friday, com o objetivo de sensibilizar e acalorar os comerciantes e clientes. Em dezembro, o foco estará voltado para o Natal e Réveillon. (Opinião – Caeté)
Câmara aprova parcerias em Araxá
Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá os vereadores apreciaram cinco projetos de lei. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade e autorizaram a celebração de termos de fomento. As instituições beneficiadas são: Associação dos Corredores de Rua de Araxá – ACORA, Associação das Folias de Reis de Araxá, Jeep Clube Serra da Canastra, Associação dos Hortigranjeiros de Araxá- Asshorgran e Casa de Nazaré. (Correio de Araxá – Araxá)
Congonha inaugura biblioteca no presídio
A prefeitura de Congonhas inaugurou a Biblioteca “Mudando a Página da Vida”, no presídio da cidade. Iniciado em 2021, o projeto surgiu da necessidade de reorganizar e reimplantar a biblioteca no presídio de Congonhas, através da parceria entre a Direção da Unidade Prisional, Prefeitura de Congonhas e Secretaria de Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Eventos e Turismo, por meio da Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade. O acervo da biblioteca foi constituído por obras existentes na unidade, doações da Biblioteca Municipal e outros que foram arrecadados durante a campanha “Doe livros e dê uma chance para quem está querendo mudar a página da vida”. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Agentes definem o transporte de paciente
O prefeito de Formiga Eugênio Vilela, a vice-prefeita Adriana Prado, e o secretário de Saúde, Gleison Frade, reuniram-se com os vereadores Flávio Couto, Flávio Martins, Luiz Carlos Tocão, Marcelo Fernandes e Osânia Silva para tratar sobre a Lei que estabelece que pacientes não atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) utilizem o transporte fornecido pela administração municipal aos pacientes em tratamento fora de domicílio. À época da apreciação do Projeto de Lei, o Executivo apresentou justificativa para o veto, através de portarias, resoluções e normativas do Ministério da Saúde, que restringem o uso do transporte aos pacientes do SUS. (Últimas Notícias – Formiga)
Fiscalizações intensificadas no Triângulo
O período da Piracema começou na última semana e, para coibir a pesca ilegal de algumas espécies de peixes, a Polícia Militar do Meio Ambiente (PM MAmb) intensificou a fiscalização nos rios e represas que cortam as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A ação contra a pesca predatória segue até o dia 28 de fevereiro de 2023. Segundo dados da 9ª CIA PM Mamb, que atua nas cidades de Uberlândia, Araguari, Ituiutaba, Santa Vitória e Tupaciguara, na última Piracema, que ocorreu de novembro de 2021 a fevereiro de 2022, o número de pescados apreendidos aumentou mais de 434% se comparado com o período anterior, de novembro de 2020 a fevereiro de 2021, passando de 23 kg para 123 kg. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
GV tem seminário sobre deficientes
O auditório da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale) ficou cheio na tarde de terça-feira, durante o 1º Seminário Municipal para Pessoa com Deficiência, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura. Mais de 1,3 mil inscritos acompanharam palestras que abordaram avanços e desafios na política pública de saúde para pessoa com deficiência, a participação no controle social do SUS e o preconceito como barreira a ser superada. Participaram autoridades municipais, representantes de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Saúde, profissionais da saúde e educação, associações de pessoas com deficiência e comunidade em geral. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)