Greve na coleta de lixo em Varginha
Coluna MG 12 Setembro
COLUNA MG
Rede de Notícias do sindijori MG
Greve na coleta de lixo em Varginha
Há duas semanas o contribuinte de Varginha ouve falar de uma provável paralisação na coleta de lixo, que foi deflagrada na sexta-feira. Os trabalhadores pedem aumento de salário (o piso é de R$ 1.290,00); manutenção das horas-extras combinadas; pagamento do banco de horas-extras; pagamento de insalubridade aos motoristas; pagamento de férias vencidas; EPIs; reavaliação da aposentadoria; revisão dos caminhões; melhores condições de trabalho na prefeitura. O prefeito de Varginha Vérdi Lúcio Melo disse que não pode conceder reajuste salarial em ano eleitoral. “Até gostaria de conceder o reajuste, porque é uma classe que merece, trabalha muito, em condições que poucas pessoas gostariam de trabalhar”, disse Vérdi. (Blog do Madeira – Varginha)
Parceria incentiva startups
Nesta terça-feira, 13, a Fundação Percival Farquhar (FPF) e a Univale, juntamente com o Galpão 205 e a FCJ, receberão empresários e parceiros para o evento que irá marcar o início da operação 205 Ventures. Esta parceria foi firmada no mês de maio deste ano e já colhe frutos que serão apresentados no evento. A 205 Ventures tem como objetivo incubar, acelerar e tracionar startups que tragam soluções para as mazelas da população em risco social e de baixa renda, com dificuldade em moradia, saúde, infraestrutura, saneamento básico, educação, cultura, lazer, entre outras. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Empresa fará laudo de creche
A Prefeitura de Muzambinho contratou uma empresa especializada em engenharia para elaboração de laudos estruturais dos imóveis do Clube Recreativo e da torre d’água da Creche dos Imigrantes. “Para que as medidas necessárias sejam tomadas, precisamos de um laudo técnico mostrando o que está comprometido dos prédios. Com esse laudo é que engenheiros e técnicos capacitados vão poder tomar decisões sobre o que fazer. Tanto o Clube como a Creche exigem soluções complexas, temos consciência e responsabilidade. São problemas que se arrastam há mais de dez anos e não foram resolvidos em outras gestões”, falou o prefeito da cidade durante a visita técnica. (A Folha Regional – Muzambinho)
“Caravana Viva Livre” em Araguari
O projeto “Caravana Viva Livre” da Secretaria da Juventude e Políticas sobre Drogas, em parceria com a Secretaria de Educação de Araguari tem a finalidade de promover a reflexão e a sensibilização das crianças nas escolas, através de informações de qualidade e diálogos interativos, leves e precisos, com palestras lúdico-pedagógicas, concursos de redação e atividades esportivas e culturais; fazendo assim a prevenção primária ao uso e dependência química de álcool e outras drogas. De acordo com a prefeitura, o projeto acontece em várias localidades do município (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Divinópolis fará castração
Termo de Ajuste de Conduta proposto pelo Ministério Público obriga a Prefeitura de Divinópolis cadastrar cães e gatos do município para vacinação, que propiciará a implantação de políticas públicas de proteção animal com a adesão do município ao projeto de Vacinação de Cães, patrocinado pela empresa Samarco, em parceria com uma ONG de Juiz de Fora, garantindo a vacinação de três mil animais da cidade entre os dias 14 a 17 de setembro. A imunização combaterá as seis principais doenças que acometem a população canina: a cinomose; a parvovirose; a leptospirose; a hepatite infecciosa; parainfluenza e a coronavirose canina, uma doença causada por um tipo de coronavírus (diferente do causador da Covid-19). (Divinews – Divinópolis)
Fogo consome a Mata do Limoeiro
Desde a madrugada desta segunda-feira (12), brigadistas combatem a um incêndio no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira. Segundo Alex Amaral Oliveira, gerente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e responsável pela unidade ambiental, o enfrentamento às chamas começou por volta das 4h — e prossegue neste momento, com três equipes atuando em diferentes frentes. Essa já é considerada a pior queimada em quase uma década. ( De Fato On Line – Itabira)
Semana da Cachaça na Zona da Mata
Ter na cachaça um patrimônio do estado nem sempre foi tão bem aceito. Isso porque, por mais tradicional e significativa que seja sua produção, outras definições foram sendo somadas ao seu conceito e ganhando até adjetivos mal vistos. Olhar para ela como resgate popular e entender sua importância na persistência de uma Minas verdadeira, daquilo que é colhido na terra, é a intenção da primeira Semana da Cachaça da Zona da Mata, promovida pelo Reza Forte e pelo sommelier João Simoncini. O evento tem início nesta terça-feira (13), Dia Nacional da Cachaça, e se estende até a quinta-feira (15). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)