Coluna MG 19 Março

MPF quer trechos da BR 452 fora da Concessão
MPF em Uberlândia ajuíza ação civil pública para retirar trechos da BR-452 do Programa de Concessão do Sistema Rodoviário (Reprodução)

MPF quer trechos da BR 452 fora da Concessão

O Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia ajuizou uma ação civil pública, com pedido de tutela antecipada, para que a Justiça Federal determine a retirada do trecho da BR-452 situado entre os municípios de Uberlândia e Nova Ponte (os kms 141,9 e 207,4) e do trecho Nova Ponte e Araxá (207,40 e 303,4) do edital do Programa de Concessão do Sistema Rodoviário do Estado de Minas Gerais, que inclui vários trechos de rodovias federais alienados pela União. O órgão já havia enviado uma recomendação à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade solicitando a retirada da rodovia do projeto, mas o pedido não foi acatado. (Diário de Uberlândia)

Patos sediará ‘Líderes do Varejo’

A Associação Mineira de Supermercados (Amis) vai realizar no dia 29 de março em Patos de Minas a 20ª edição do Líderes do Varejo – Supermercados em Debate. O encontro vai reunir lideranças e profissionais do setor no Centro de Convenções e Eventos da Unipam. O Líderes do Varejo é um evento itinerante e prático, realizado durante uma tarde, para facilitar a participação de empresários e profissionais que dispõem de pouco tempo para se ausentar da empresa. A escolha de Patos de Minas para sediar o evento é justificada pela força do varejo supermercadista do município com a presença de grandes redes e de um grande número de empresas locais com relevante papel no abastecimento da população patense e da região. (Folha Patense)

Varginha bem avaliada pela Uber

Após a Central de Privacidade da Uber revelar que a média das avaliações dos usuários brasileiros é de 4.88 estrelas, a empresa divulgou quais as cidades com melhores avaliações dos usuários no aplicativo. O estado de Minas Gerais tem destaque, com 15 municípios entre os mais bem-educados. Varginha é o primeiro deles com nota 4.96, seguido de Poços de Caldas e Araxá com 4.95 estrelas. Na terceira posição do estado, com 4.94 estrelas, aparecem Ituiutaba, Ubá, Conselheiro Lafaeite e Barbacena. Divinópolis, Uberaba e Governador Valadares seguem com nota 4.93; Ipatinga e Uberlândia com 4.92; Juiz de Fora, 4.91; Montes Claros, 4.90, e Belo Horizonte fecha a lista com 4.88 estrelas. (Gazeta de Varginha)

Trem teve circulação suspensa hoje

A circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas está suspensa no sentido Barão de Cocais (MG) a Cariacica (ES). “A medida foi necessária, porque a composição que saiu do Espírito Santo em direção à Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais, teve a viagem interrompida na noite de quinta-feira (17/3) com a ocupação da linha férrea por manifestantes em Resplendor, no Vale do Rio Doce”, informa a nota da Vale. Ainda conforme a empresa, as reivindicações dos manifestantes não têm relação com a operação da ferrovia. O diálogo com as comunidades está sendo conduzido pela Fundação Renova. (Diário do Aço – Ipatinga)

Cavalgada dos Muladeiros de Araguari

O estado de Minas Gerais ainda carrega sinais da influência dos tropeiros, não somente na culinária e nas fazendas, mas de modo especial no coração dos homens do campo. Em Araguari, um grupo composto por 25 tropeiros, fará uma cavalgada rumo ao município de Trindade, no estado de Goiás. A previsão é que a viagem se inicie no dia 26 de março, às 6 horas da manhã, no Parque de Exposições Rondon Pacheco. O objetivo da cavalgada é relembrar a antiga tradição de fé e devoção ao Divino Pai Eterno. De acordo com a organização do evento, a previsão é que a viagem tenha aproximadamente 8 dias de duração. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Procon Móvel faz ação em Ituiutaba

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio do Departamento de Proteção ao Consumidor – Procon, realizou o evento Procon Móvel – Semana do Consumidor, levando a prestação de atendimentos à população que passou pelo local durante todo o dia. Conforme a diretora do Procon, Camila Soares, o objetivo da ação foi estabelecer um contato ainda mais próximo com a população. “Iniciamos na semana do consumidor o Procon Móvel, empenhando nossas equipes jurídica e de fiscalização para oferecer os serviços aos consumidores, inclusive à disposição para realizar fiscalização nos próprios estabelecimentos a partir do recebimento de reclamações”, explicou. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)

Usinas solares inauguradas em Cataguases

O governador Romeu Zema participou em Cataguases, na Zona da Mata, da inauguração simbólica de duas usinas solares fotovoltaicas do grupo Energisa, que já conta com 23 usinas. Minas está na liderança do Brasil na geração de energia fotovoltaica, representando 18% de toda a potência instalada no país. Os empreendimentos instalados no estado deixam de emitir 394 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano. O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) é um importante financiador de projetos de energia renovável, chegando a R$ 130 milhões nos dez primeiros meses de 2021. O incentivo está dentro da meta assumida pelo Estado durante a COP26 em Glasgow, em 2021. (Gazeta de Muriaé)