Operação apura fraudes no Detran no leste de Minas
Coluna MG 7 Dezembro
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Fraudes no Detran apuradas no leste
Uma operação de combate a fraudes no Detran foi deflagrada na terça-feira em Governador Valadares, Ipatinga e Guanhães, Belo Horizonte, Diamantina e Pedra Azul. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações, uma organização criminosa estaria atuando na falsificação e fraude de registros de veículos apreendidos para a relização de leilões em pátios credenciados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran). A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Governador Valadares, que conta com integrantes do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar. (Portal S3 – Nanuque)
Controle da vazão do lago de Furnas é defendida
Deputados federais defenderam nesta terça-feira, 6, em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o imediato controle da vazão do lago da Usina Hidrelétrica de Furnas e o início de recuperação do reservatório, que banha 34 cidades e é um importante destino turístico mineiro. A preocupação é garantir o nível mínimo de 762 metros, acima do nível do mar, para o lago, valor considerado suficiente para o uso múltiplo das águas (geração de energia elétrica, abastecimento humano, turismo, agricultura e pesca, entre outros fins). (Folha da Manhã – Passos))
Vandalismo danifica iluminação
O Circuito Natal de Luz de Uberaba de 2022 compreende 16 locais entre praças, ruas e prédios públicos. No entanto, levantamento realizado pelo Departamento de Iluminação Pública e Telegestão da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) demonstra que, desde o início das instalações da iluminação natalina, foram vandalizadas ou furtadas 5.600 microlâmpadas de LED, correspondendo a 560 metros de cabos. Segundo o diretor do Departamento, Leandro Eduardo de Oliveira, essa situação tem sido recorrente e traz prejuízo aos cofres públicos, além de não contribuir com a conclusão do trabalho. (Jornal de Uberaba – Uberaba)
População pode sugerir medicamentos
A Comissão Especial de Farmacologia e Terapêutica (CEFT) da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas está realizando um amplo trabalho de reavaliação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, cuja última atualização ocorreu no ano de 2015. A revisão da relação de medicamentos tem como objetivo ajustar a lista de medicamentos de acordo com as demandas atuais dos usuários, além de otimizar a aplicação de recursos destinados à aquisição de medicamentos. A previsão para a finalização da nova REMUME é no primeiro trimestre de 2023. (Sete Dias – Sete Lagoas)
Alerta pela Serra do Curral
O núcleo brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos- Brasil), associado a Unesco, lançará um pedido de Alerta Patrimonial Global para a situação da Serra do Curral, em Belo Horizonte. A medida, inédita para o conjunto de bens do patrimônio brasileiro, busca chamar a atenção da comunidade internacional sobre a importância do tombamento do maciço que é um dos símbolos da capital mineira. Em reunião realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrantes do Icomos e de organizações da sociedade civil discutiram e apresentaram um relatório que lista as riquezas culturais e ambientais da serra para justificar o pedido de medidas de proteção mais amplas e eficientes na região. (Sabará Notícias – Sabará)
Prefeitura entrega pavimentação
Prefeitura de Ouro Preto e a Ferro Puro Mineradora entregaram as obras de pavimentação de duas estradas que ligam as localidades de Maracujá, Coelhos, Soares e Vale dos Tropeiros. Ainda, foi inaugurada a sede social de moradores de Maracujá. As ações nas vias, popularmente conhecidas como estrada do “Ratinho” e estrada do “Tekinho”, fazem parte de uma parceria público privada entre o governo municipal e a mineradora. De acordo com a Prefeitura, elas garantem um melhor acesso da população a esses locais, permitindo uma maior interação da comunidade, do ponto de vista social, cultural e econômico. (O Liberal – Ouro Preto)
Bombeiros em campanha de conscientização
Com a chegada do verão as chuvas começaram a ficar mais constantes no dia a dia sendo considerada esta época onde ocorrem muitas pancadas de chuvas fortes. No Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba neste período destacado, tem se tornado comum para os bombeiros o registro de ocorrências referentes a queda de árvores, muros, danos na rede elétrica, pequenas inundações em residências e formação de pontos de alagamentos. Também é neste momento que podem ocorrer diversos acidentes, razão do alerta para quem vive na cidade e no campo. (Gazeta Pontal de Minas – Ituiutaba)