Pequenas empresas mineiras estão menos confiantes
Coluna MG 17 Dezembro
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
Pequenas empresas menos confiantes
Empresários mineiros de pequenos negócios seguem apreensivos com o cenário econômico e menos otimistas em relação ao curto prazo. É o que mostra a pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon) de novembro. A confiança do segmento ficou em 110 pontos, oito abaixo do registrado em outubro. Apesar da queda, o Iscon continua próximo ao valor de estabilidade, que é de 100 pontos, indicando uma leve tendência de melhora das atividades. A pesquisa ouviu 1.273 participantes, entre os dias 10 e 21 de outubro. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
Caeté tem portal turístico
A Prefeitura de Caeté promoveu a inauguração do Portal Turístico da cidade. A obra, viabilizada com recursos do Ministério do Turismo, vai abrigar um Centro de Apoio ao Turista e um Posto de Apoio da Polícia Militar, melhorando o atendimento às pessoas que chegam e partem do município. De acordo com o prefeito Lucas Coelho, “a gestão não quis executar uma obra simples, como um amontoado de cimento. O Portal tem tudo a ver com a história e tradição de Caeté e carrega a nossa grande vontade de, a cada dia, elevar a autoestima da população”, disse . (Jornal Opinião – Caeté)
Apadrinhamento de idosos
O Rotaract Club de Machado, em parceria com o Lar São Vicente de Paulo, realiza, por mais um ano, o projeto de “Apadrinhamento de Natal”. “Nós assumimos a missão de encontrar “papais noéis” que os presentearão nessa data tão especial”, afirmou a diretoria do Rotary. Por conta da pandemia, todos os projetos do clube de serviços foram atrasados e muitos cancelados. Mas, os rotarianos não abrem mão de contribuir para um Natal mais Feliz dos Idosos. (Folha Machadense – Machado)
Manhuaçu reúne cafeicultores
Manhuaçu sediou o 6º Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento foi realizado no início desse mês, no Castelo do Café. Com expressiva participação, o encontro começou com uma agenda de relacionamentos. Produtores enviaram amostras de café com antecedência. Elas foram provadas com a presença deles e dos compradores. Em seguida, aconteceram reuniões para parcerias e negócios. Para a analista técnica do Sebrae Manhuaçu, Reginamaria Loures, o evento atingiu “o objetivo proporcionar capacitação, geração de negócios e interação entre os produtores. Iniciativas que contribuem com o fortalecimento da Região das Matas de Minas”. (Diário de Manhuaçu)
Renovação de contrato descartada
A administração de Ipatinga apresentou, nesta semana, um balanço de suas ações do 1º ano da gestão municipal 2021/2024. Durante a apresentação, o atual prefeito, Gustavo Nunes, informou à imprensa que o governo não pretende renovar o contrato de concessão com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que vence no dia 7 de fevereiro do próximo ano. Desde 1974 vigora esse contrato no município ipatinguense. O chefe do Executivo também ressaltou que mesmo o contrato se encerrando no dia 7 de fevereiro de 2022. (Diário do Aço – Ipatinga)
Queima de fogos proibida
Tendo a causa animal como uma das principais bandeiras do seu mandato, o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, enviou um projeto de lei, de sua autoria, para a Câmara Municipal, que proíbe a soltura e queima de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em todo o território do município. Após a inclusão de uma emenda, os vereadores de Mariana votaram e aprovaram o projeto. Deste modo, fica proibido, em ambiente público ou privado, abertos ou fechados, o manuseio, queima e soltura dos fogos de estampido, foguetes e morteiros. Sendo permitido os fogos de artifício conhecidos como “fogos de vista”, que não causam poluição sonora. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)
Ensino em Pouso Alegre tem 14º
A Câmara de Vereadores de Pouso Alegre (MG) aprovou nesta terça-feira (7) um projeto de lei da Prefeitura que garante o pagamento de um 14º salário para profissionais da educação da rede municipal. O projeto foi debatido e colocado em votação no Legislativo em regime de urgência e aprovado por unanimidade. A ação prevê que o valor seja na ordem de um salário mais 80% do total de proventos com base no mês de novembro de 2021. Assim, o 14º salário será pago junto com a folha de pagamento do mês de dezembro de 2021. (Diário Regional – Pouso Alegre)
Faça download do arquivo: