Professores paralisam atividades em Juiz de Fora
Coluna MG 17 Setembro
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
Professores paralisam atividades
Professores da rede privada de ensino paralisaram totalmente as atividades em Juiz de Fora. De acordo com o Sindicato dos Professores (Sinpro-JF), diversas escolas tiveram adesão de 100% da categoria e, em outras instituições, a adesão foi parcial. Uma assembleia foi realizada ao longo da manhã, quando foi discutida uma proposta construída com a mediação da Justiça e sinalizada a possibilidade de nova paralisação em 4 de outubro, caso as partes não cheguem a um acordo sobre a recomposição salarial da categoria. Em nota, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe/Sudeste) destacou que a paralisação foi parcial e que aguarda a manifestação do Sinpro sobre a proposta feita pelo Tribunal do Trabalho. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Prefeitura reforma Observatório
O Observatório Astronômico de Poços de Caldas, localizado na Serra de São Domingos, perto do monumento do Cristo Redentor, vai ser reformado pela Secretaria Municipal de Obras. O local vai receber nova pintura, interna e externamente, troca de pisos, azulejos, janelas e portas. Os alambrados e portões de acesso também vão ser substituídos. Além disso, a cúpula também será revitalizada. Para utilização do observatório, está prevista uma parceria com a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) no desenvolvimento de atividades científicas. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
Prefeitura promove blitz educativa
Com o propósito de conscientizar a população sabarense sobre o “Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio”, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto), realizou a blitz educativas nos Bairros Caieira e General Carneiro. Durante a ação, que contou com a parceria da Polícia Militar de Minas Gerais, os servidores do CAPS entregaram, aos pedestres e motoristas que passaram pelos locais, uma cartilha com diversas informações sobre a temática. “Por meio da ação buscamos conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio e alertar a população a respeito da prática no Brasil e no mundo”, disse a coordenadora do CAPS Adulto, Gabriela Alves. (Folha de Sabará – Sabará)
Fiemg Competitiva reúne sindicatos
Aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias é o principal propósito das ações desenvolvidas pelo Fiemg Competitiva junto aos Sindicatos Filiados e indústrias associadas. Para apresentar os resultados alcançados, a analista do Fiemg Competitiva Jane Ramos e os consultores do Senai, Francisco de Assis Almeida Júnior e Victor Flauzino fizeram reuniões com industriais e diretores do Sinduscon e do Sindimetal, na sede da Fiemg Alto Paranaíba. Os expositores destacaram que, em cada ação, há a aplicação e análise de diagnóstico para a customização das atividades, orientação e assessoria técnica voltadas para otimização e melhoria da rotina de trabalho nos processos de fabricação, manutenção e logística entre outras áreas. (Folha Patense)
Duplicação da MG-424 terá pedágios
A concessão ainda não entrou em operação, mas já está causando polêmica no que diz respeito à localização de algumas praças de pedágio. É o caso do município de Pedro Leopoldo. Segundo a prefeita daquela cidade, Eloísa Helena, o município não é contra o desenvolvimento da região, mas se opõe à implantação do pedágio na forma como está previsto, uma vez que haverá poucas intervenções no trecho que compreende Pedro Leopoldo. Ainda segundo a chefe do Executivo, Pedro Leopoldo é o único que não terá grandes benefícios e ainda assim pagará o pedágio. “São José da Lapa não pagaria, Vespasiano não pagaria. E São Leopoldo já possui uma via duplicada. Sendo assim, a cidade só teria prejuízos”, frisou. (Sete Dias – Sete Lagoas)
Geoparque visita território
Representantes das quatro instituições de governança do projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes estiveram no Rio Grande do Norte, nesta semana, para conhecer o Geoparque Seridó. A área é um dos três territórios brasileiros com relevância mundial reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Participaram da missão, entre os dias 12 e 15, representantes da Prefeitura de Uberaba, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O grupo se reuniu com membros do consórcio intermunicipal responsável pelo Geoparque Seridó, entre eles o presidente da associação e prefeito de Currais Novos, Odon Júnior. (Jornal de Uberaba – Uberaba)
Estudantes organizam feira
Os estudantes dos 6º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal José Augusto de Paiva, orientados pela Prof.ª Mislaine Cardoso, organizaram a 1ª Feira de Matemática - JAP, onde expuseram atividades feitas em sala de aula, nas quais foram desenvolvidos diversos trabalhos, jogos, pesquisas e maquetes. A Feira visou motivar os educandos na busca de novos conhecimentos, desmistificando a Matemática, produzindo conceitos e desenvolvendo o pensamento científico. Nela, o aluno produtor/expositor torna-se sujeito de sua aprendizagem, ao promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos que adquiriu. (O Debate – Varginha)