Santa Rita do Sapucaí avança na conquista do reconhecimento como área de indicação de procedência na fabricação de eletrônicos

Santa Rita do Sapucaí avança na conquista do reconhecimento como área de indicação de procedência na fabricação de eletrônicos
A conclusão da primeira etapa da aprovação foi anunciada pelo subsecretário estadual de Liberdade Econômica durante a 14ª edição da Comenda Sinhá Moreira realizada pelo SINDVEL
Santa Rita do Sapucaí avança na conquista do reconhecimento como área de indicação de procedência na fabricação de eletrônicos

SINDVEL / Divulgação

O Parque Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí está prestes a fazer mais uma conquista: receber a certificação de Indicação de Procedência na fabricação de eletrônicos. O anúncio foi feito na última sexta-feira (29) pelo subsecretário estadual de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Sampaio Melo, durante a cerimônia da 14ª edição da Comenda Sinhá Moreira. O evento é realizado anualmente desde 2011 pelo SINDVEL - Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica com o objetivo de incentivar a geração de empregos, o desenvolvimento de novas tecnologias e manter vivo o legado de Sinhá Moreira na cidade.
“Trago, e entrego em mãos, uma nota técnica formal, e oficial, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, reconhecendo a procedência dos eletrônicos de Santa Rita. Quem quer que adquira um eletrônico produzido em Santa Rita, que o faça na certeza que está adquirindo um produto de qualidade”, anunciou o subsecretário estadual durante a solenidade.
Há dois anos o SINDVEL vem trabalhando junto ao Sebrae e FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), pleiteando o Reconhecimento da Área de Indicação de Procedência dos produtos eletrônicos fabricados na cidade. Dentro dessa ação, uma das etapas é a aprovação formal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, atestando que Santa Rita é um local em que a procedência dos seus produtos é diferenciada.
Melo explicou que esta certificação é baseada em critérios técnicos e que, apesar de conhecer bem a região e saber do potencial de Santa Rita, todo o processo precisa ser documentado e formalizado de acordo com as normas técnicas e leis vigentes. De acordo com ele, o reconhecimento da procedência do material eletrônico da região, que é a Indicação Geográfica, é muito importante especialmente para quem busca um mercado internacional.
O subsecretário esclareceu ainda que a avaliação do Governo do Estado representa apenas uma das fases dessa ação, que segundo ele se “classifica como complexa e robusta, e costuma ser demorada”. O processo segue agora os trâmites legais junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
“O APL (Arranjo Produtivo Local) de Santa Rita é reconhecido pela máxima de maturidade, que é o nível 4 Pleno. Então nós apenas formalizamos aquilo que todos nós já conhecemos, monitoramos, acompanhamos e estudamos há anos. Aquilo que Santa Rita faz é de qualidade. O que é produzido aqui tem uma procedência reconhecida com uma qualidade que é designada e ambicionada pelas melhores e mais desenvolvidas empresas do mundo. Nós só colocamos isso no papel”, destacou o subsecretário durante o evento.
O presidente do SINDVEL, Roberto de Souza Pinto, comemorou o anúncio feito por Melo durante a entrega da Comenda Sinhá Moreira e lembrou que este é um processo que costuma ser moroso. Especialmente quando tramita no Governo de Minas, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com um tempo médio de seis meses, e depois quando vai para o INPI. “Mas com a consultoria do Sebrae e o trabalho conjunto da diretoria do SINDVEL, em menos de 10 dias já estava concluído o que levaria 6 meses”, contou o presidente, destacando seu agradecimento ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e a toda a equipe da secretaria.
A Indicação de Procedência mostra a origem do produto ou serviço, com base na reputação do local, normalmente conhecida por fazer a fabricação do item, ou por prestar serviço, a partir da tradição e do histórico do lugar. “Essa certificação representa que a região de Santa Rita do Sapucaí será reconhecida no cenário mundial como produtora de eletrônicos. Qualquer lugar do mundo terá conhecimento da nossa condição de produtora de eletrônicos de qualidade”, explicou o presidente o SINDVEL.

COMENDA SINHÁ MOREIRA – A cerimônia de entrega da Comenda Sinhá Moreira aconteceu no auditório da Incubadora de Empresas Municipal e contou com a presença de empresários, comunidade escolar e autoridades locais. Entre elas o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves e o prefeito eleito, Leandro Henrique Mendes.
A Comenda é inspirada na tradicional Medalha da Inconfidência Mineira” - uma das mais altas condecorações concedidas pelo governo de Minas Gerais desde 1952 - e é outorgada pelo SINDVEL a uma indústria inovadora, à empresa que mais gerou postos de trabalho no período de 12 meses no Vale da Eletrônica, e a uma personalidade ilustre. A honraria também tem como foco celebrar a memória de Luzia Rennó Moreira, conhecida como Sinhá Moreira, uma das maiores visionárias de Minas Gerais e pioneira no desenvolvimento tecnológico e educacional no estado.
Nesta edição, o prêmio de “Personalidade ilustre” foi destinado ao governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que não pôde estar presente na solenidade, mas enviou um vídeo destacando sua satisfação com a honraria e seu reconhecimento ao desenvolvimento tecnológico de Santa Rita do Sapucaí.
Na categoria “Indústria Inovadora”, a Comenda foi entregue à Fractum Equipamentos Eletrônicos, representada pelo seu diretor, André Leite. A empresa levou para a banca avaliadora um “Coletor de Dados Multicanal IoT”. O equipamento faz o monitoramento de diversos tipos de sensores em ambientes remotos com transmissão de dados até mesmo em locais com infraestrutura limitada, como em áreas de mineração, saneamento, agricultura, ou monitoramento ambiental.
Atualmente esse produto da Fractum realiza o monitoramento de 190 das 200 barragens de rejeitos de minérios existentes no Brasil com risco de colapso. Ele também substitui o similar importado com baixíssimo custo.
A Intelbras, representada pelo seu gerente de Negócios Emerson Silvério, recebeu a honraria na categoria “Geração de Empregos”. De acordo com dados do Portal E-Social, ela foi a empresa que mais gerou postos de trabalho no período de 12 meses no Vale da Eletrônica. Líder na produção de câmeras de monitoramento de segurança na América Latina, a unidade Intelbras de Santa Rita do Sapucaí passou de 346 colaboradores, em agosto de 2023, para 443 nesse mesmo período; um crescimento de 28%.

CONCURSO DE REDAÇÕES – A Comenda Sinhá Moreira também premiou os alunos que participaram do concurso de redação “Sinhá Moreira, uma mulher à frente de seu tempo”. Nesta edição a banca avaliadora recebeu 55 textos produzidos pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que foram selecionados pelas escolas participantes.
“Começamos com duas escolas. Hoje quase todas as escolas públicas da cidade participam do concurso, o que é muito importante para perpetuar junto às futuras gerações o legado de Sinhá Moreira, que tanto contribuiu para o desenvolvimento tecnológico, educacional e na geração de emprego de Santa Rita”, observou o presidente do SINDVEL, lembrando que pela primeira vez na história da Comenda duas das redações apresentadas obtiveram nota máxima.

EMPRESAS PARTICIPANTES – No critério ‘Indústria Inovadora”, a banca técnica avaliou projetos de cinco empresas inscritas na Comenda. Além da Fractum, a mais pontuada, outras quatro empresas foram classificadas na categoria “Indústria e produtos inovadores”. Entre elas estão: Ativa Soluções Tecnológicas, que apresentou o “Titã IoT”, um equipamento pioneiro no mercado na coleta e tratamento de dados de sensores industriais, com transmissão dos dados via rede celular 4G NB-IoT, desenvolvido para o setor de saneamento. Essa mesma tecnologia é utilizada atualmente pela Ativa para o monitoramento do sistema de energia da Cemig em todo o Estado de Minas Gerais.
A empresa Exxer, que concorreu com uma solução educacional inovadora com foco no hidrogênio verde, com know how destinado à formação profissionalizante da mão de obra do futuro visando as energias renováveis. A empresa é pioneira em soluções didáticas nesse mercado.
A Marte Científica, que apresentou o “ORM”, um equipamento que faz a osmose reversa da água com sensor de monitoramento, o que permite a retirada de todos os minerais e contaminantes, além de fazer o controle da qualidade do líquido.
A Qualitronix levou para a avaliação da banca a “Tomada Protector”, um produto que traz como diferencial um software inteligente que faz o monitoramento constante dos eletroeletrônicos (sobretensão e subtensão), oferecendo mais segurança e proteção aos equipamentos. A empresa, de acordo com dados do E-Social, também foi selecionada no critério de “Geração de Empregos”. Nos últimos 12 meses a Qualitronix, que está em processo de expansão, passou de 200 para 360 funcionários.
“Desde que a Comenda começou, em 2011, podemos notar o grande avanço tecnológico dos produtos inscritos no processo, assim como o volume de novas contratações pelas empresas, que chegou a dobrar nesse período”, avaliou o presidente do SINDVEL.