Zona da Mata debate tecnologia no agro
Coluna MG 18 Outubro
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Zona da Mata debate tecnologia
Cafeicultura, bovinocultura de leite, piscicultura e fruticultura serão temas de nove palestras no Dia de Campo realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Sistema Faemg Senar, Epamig, Ima e Emater. O evento gratuito acontecerá no Campo Experimental Vale do Piranga da Epamig em Oratórios, nesta quinta-feira, 19. Os participantes serão divididos em quatro estações de ensino para ouvir os palestrantes e ver práticas das atividades. O encontro pretende mostrar aos produtores rurais e demais interessados nas áreas, tecnologias que auxiliem no aumento da produtividade, qualidade e lucratividade das cadeias, além de apresentar alternativas viáveis para a produção agrícola da região com potencial para crescimento como a piscicultura ornamental. (Diário de Manhuaçu – Manhuaçu) https://diariodemanhuacu.com.br/dia-de-campo-aborda-tecnologias-para-o-agronegocio-na-zona-da-mata-mineira/
Santa Casa comemora 100 anos
No dia 12 de outubro, a cidade de Camanducaia celebrou um século de dedicação, compaixão e cura na Santa Casa de Misericórdia. Por 100 anos, a instituição tem sido uma luz de esperança e um refúgio de cuidado para a comunidade. A Casa que cura, é mais do que um edifício; é o coração pulsante de amor e solidariedade. E para coroar esse marco, a administração apresentou a reforma da ala de pronto atendimento. (Jornal Panorama – São Lourenço)
Turismo da região tem seminário
O 1º Seminário de Turismo Rural da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Municípios Entre Serras foi realizado em Sabará no dia 5 de outubro. O evento teve como objetivo principal a troca de experiências e a união das cidades na construção de um caminho de sucesso para a área, para os produtores e empreendedores. Durante o seminário, foram discutidos os benefícios econômicos do turismo rural, como o surgimento de novos empregos locais, a exploração das diversas atividades de lazer disponíveis, a importância da conservação do meio ambiente e a troca de experiências entre os participantes 2. (Folha de Sabará)
Parlamento Mulher aprova propostas
A Escola do Legislativo da Câmara de Poços de Caldas realizou a Plenária Final do Parlamento Mulher. Vinte e quatro propostas foram aprovadas pelas participantes do projeto e o documento será entregue à Comissão de Direitos da Mulher do Poder Legislativo. As sugestões contemplam os cinco temas abordados durante o projeto: Violência Doméstica e Familiar, Violência nos Espaços Institucionais de Poder e Assédio Sexual, Saúde da Mulher, O Espaço da Mulher no Esporte e na Cultura e Mulheres na Política. (Jornal Mantiqueira Online – Poços de Caldas)
ALMG aprova doação de área em Uberaba
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o Projeto de Lei 247/2023, que autoriza o Poder Executivo a doar para o Município de Uberaba a área da extinta planta de amônia, no Distrito Industrial III. De autoria do deputado Zé Laviola, o projeto foi votado em segundo turno. O próximo passo é a sanção pelo Governo de Minas. Com 1.086.535,44 metros quadrados, a área dará espaço à planta industrial de fertilizantes nitrogenados renováveis, que será implantada pela empresa Atlas Agro Brasil Fertilizantes. Com valor de R$ 5 bilhões, o investimento é o maior da história do Município. (Jornal de Uberaba)
Sebrae promove rodada em Juruaia
Com a finalidade de fomentar o desenvolvimento econômico local por meio do aumento das vendas no comércio, o Sebrae Minas e a Associação Comercial de Juruaia (Aciju) realizam, nesta quinta-feira, 19, a 4ª edição da Rodada de Negócios de Moda Íntima do município do Sudoeste mineiro. Cerca de 40 fabricantes de lingerie, pijamas, moda praia e fitness participam da ação. Um total de 22 potenciais compradores de Minas Gerais e São Paulo já estão confirmados para visitarem as lojas juruaienses. Com o acesso à nova rede de contatos, os fabricantes esperam, além de ampliar o volume de vendas, promover parcerias e também adquirir conhecimentos em gestão e novos mercados. (Folha Regional – Muzambinho)